• Alexandre Motta

Engrenagens da Qualidade



A gestão da qualidade é uma metodologia voltada para a otimização e melhoria de produção dentro de uma empresa. Ela está ligada a todos os pontos da cadeia produtiva, incluindo:

  • produção;

  • fabricação;

  • distribuição;

  • venda e pós-venda;

  • suporte ao consumidor;

  • entre outras atividades.

Ou seja: a gestão da qualidade envolve todos os setores da empresa e tem como objetivo promover melhorias de forma holística, de modo que o resultado final supere as expectativas do consumidor.


Confira 5 dicas para a gestão da qualidade da empresa

Há muitos elementos envolvidos na gestão da qualidade do negócio e a implementação das ações só pode ser feita após um planejamento estratégico detalhado. Ainda, é preciso que toda a equipe – especialmente os gestores dos departamentos da empresa – esteja alinhada com as propostas e mudanças que podem surgir.

Abaixo, listamos algumas das medidas essenciais que devem ser realizadas para garantir a melhoria dos processos operacionais na empresa. Confira!


1. Faça análises dos processos


A primeira etapa para a gestão de qualidade é a realização de uma análise de todos os processos da cadeia produtiva da empresa. Esse estudo é fundamental para perceber onde estão os gargalos na produção, quais são as falhas recorrentes e quais processos podem ser modificados, aprimorados ou mesmo excluídos.


2. Corrija as falhas


Após a análise dos processos, é preciso corrigir as falhas identificadas. Isso pode exigir desde mudanças brandas, como a inclusão de um processo de conferência, até medidas drásticas, como investimento em novos recursos.


3. Invista na equipe


O investimento na equipe é outra ação importante para a gestão da qualidade. Para isso, pode-se realizar treinamentos e oferecer capacitações em instituições parceiras. Dessa forma, além de qualificar o funcionário ou colaborador, a empresa também é beneficiada com uma equipe mais ágil e eficiente.


4. Mantenha a empresa calibrada


Para que os resultados da gestão de qualidade sejam duradouros, é fundamental realizar auditorias periódicas na empresa. Assim, é possível avaliar se os processos trazem os resultados esperados e, ainda, propor adequações para que os procedimentos internos se tornem ainda mais eficazes.


5. Otimize a comunicação


Outra ação importante para o gerenciamento das atividades é a otimização da comunicação. Isso inclui desde a comunicação interna, realizada diariamente entre os funcionários e colaboradores da empresa, quanto a comunicação externa, feita com os clientes. A dica é investir em múltiplos canais de comunicação e contar com ferramentas que auxiliam na resolução de problemas, como canais os de suporte.


Saiba quais são os benefícios da gestão de qualidade


Como você pode imaginar, há uma série de vantagens de realizar uma gestão da qualidade na empresa. A seguir, listamos os principais benefícios. Confira!


Oferece mais agilidade nos processos


Processos mais eficientes são, também, mais ágeis. A otimização dos procedimentos internos permite que eles sejam realizados em menos tempo, sem que isso implique a perda de qualidade. O propósito da gestão de qualidade não é acrescentar etapas aos processos e sim torná-los mais dinâmicos.


Reduz custos


Outro importante benefício que a metodologia traz é a redução de custos. Isso porque a empresa evita despesas relacionadas a retrabalho com consertos, ajustes e alterações. Além disso, por oferecer mais agilidade e eficiência, a gestão da qualidade também reduz os custos da própria operação, já que otimiza o tempo dos funcionários e colaboradores.


Ajuda no desenvolvimento de pessoas na empresa


A metodologia também contribui para o crescimento profissional dos membros da equipe, já que eles se familiarizam com dinâmicas de trabalho mais eficientes. Essa experiência pode ser excelente para o desenvolvimento das competências individuais dos empregados. Além disso, a equipe também se torna mais produtiva, o que fortalece suas habilidades profissionais.


Promove uma entrega de maior qualidade


Como se pode esperar, a implementação desse sistema resulta em entregas de maior qualidade ao cliente. Afinal, todos os processos são desenvolvidos com o propósito de aprimorar o produto ou serviço, de modo que ele seja ainda mais valorizado pelo cliente.


Aumenta a lucratividade da empresa


Um dos efeitos que pode ser esperado com a gestão de qualidade é o aumento dos lucros na empresa. Isso porque pode haver um aumento demanda pelos produtos ou serviços e, consequentemente, uma disparada nas vendas.


Fideliza consumidores


Uma empresa que aplica a gestão de qualidade nos seus processos internos retém mais clientes, já que o consumidor busca por produtos e serviços que atendam às suas necessidades com excelência. Portanto, a tendência é que o comprador tenha preferência pela empresa que melhor atendeu às suas expectativas. Além disso, clientes fiéis ajudam a construir uma reputação positiva, um elemento fundamental na estratégia de divulgação da empresa.


Fortalece a imagem do negócio


Empresas que entregam qualidade ganham destaque no mercado e se tornam mais competitivas diante da concorrência. Ou seja: a metodologia é fundamental para quem deseja se tornar uma referência no seu nicho de atuação.


A gestão da qualidade é fundamental na implementação de processos ágeis e eficazes. Além de melhorar o desempenho do negócio, o método também traz vantagens como a retenção de clientes e construção de uma reputação positiva no mercado. No entanto, é fundamental que toda a cadeia de produção da companhia seja avaliada para, então, aplicar as mudanças necessárias para a otimização das atividades.


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