• Alexandre Motta

Como os seus valores impactam na manifestação dos seus desejos

Atualizado: 25 de Mai de 2020



Vamos entender como isso funciona e como utilizar a seu favor.


O termo valor vem do latim valere, que significa ter saúde, energia, estar forte, riqueza.

O valor pode se referir ao preço de alguma coisa, ao merecimento de algo, à valentia de alguém. Mas de um modo geral, os valores são as crenças que fazem parte da cultura de um povo e que ajudam esse povo a viver em harmonia e interpretar melhor o mundo que os rodeia.


Os valores são criações humanas, que fazem com que as coisas adquiram um novo sentido porque fazem parte da essência humana.


O ser humano dá valor as coisas na intenção de encontrar um sentido para elas e desse modo encontrar segurança e sentido na sua forma de viver. Valores ajudam a definir prioridades, bem como a decidir como alocar nossos recursos limitados (tempo, energia etc.) aqui e agora!


Nossos valores são construídos sobre tudo o que nos aconteceu na vida, assim como em muitos outros fatores: as pessoas que conhecemos, nossos pais e familiares, nossa afiliação religiosa, nossa educação.


Pessoas eficazes, com resultados diferenciados reconhecem essas influências ambientais e identificam e desenvolvem um conjunto claro de crenças, valores e prioridades. Elas também reconhecem que alguns valores podem ser mais importantes que outros, em um determinado momento ou contexto.

Para utilizar a seu favor e potencializar as suas manifestações, é importante reformular conscientemente a ordem e o conteúdo do seu sistema hierárquico de valores.


Faça uma lista, sem manipular, sem racionalizar. Quais são os 10 valores mais importantes para você?


Tire do inconsciente e coloque no papel, sem julgar, importante deixar vir sem fazer manipulação alguma sobre valores que teve ou gostaria de ter – a sua vida está nessa lista.


A lista de valores, se não for manipulada, mostra exatamente como é a sua vida, pois ela retrata o grau de importância que você atribui: o que é importante em primeiro lugar, segundo, terceiro, quarto, até o décimo lugar, por exemplo.

Se uma coisa está em oitavo lugar, aquilo não pode acontecer na sua vida pois é irrelevante.


Por exemplo, ter dinheiro está em que lugar da lista?


O que vem primeiro, saúde e bem-estar? Depois vem o dinheiro?


Aos finais de semana, entre lazer e trabalho, qual é a sua prioridade?


Nunca se esqueça de que: onde colocamos o foco é onde obtemos os resultados.


Se você puser o foco em dinheiro, com sentimento positivo, você terá como resultado dinheiro. Se não está acontecendo, há algo errado.


Se colocou “saúde” em primeiro, você está caminhando e se exercitando, escolhendo hábitos saudáveis, está focando na sua saúde? Se não estiver, é porque a saúde não está em primeiro lugar.


Há muitas pessoas que querem começar uma dieta mais saudável, porém, quando chega na hora da refeição, ou a famosa segunda-feira logo adiam o início desta dieta. Então, neste caso, isso não é prioridade para elas.


Se a pessoa não manipular, se ela tirar do inconsciente direto para o papel – e escrever as dez coisas mais importantes, sem racionalizar, sem começar a fazer comparação, vai aparecer a verdade desta pessoa.


Você está obtendo os resultados almejados ?


Se não estiver, a dica é: mude a sua lista de valores, assim você muda as suas prioridades, muda as suas ações, seus resultados e, consequentemente, muda a sua vida.


Se tiver com dificuldades em alguma área da sua vida, faça a si mesmo uma perguntinha:


QUAIS PRECISAM SER OS MEUS VALORES PARA ALCANÇAR MEU PROPÓSITO INABALÁVEL QUE DESEJO E MEREÇO?


Coloque-os na ordem. Verifique quais valores você deve priorizar a fim de criar a vida que deseja.


Dê a si mesmo o presente de assumir o comando da força que molda seu destino. Faça as alterações necessárias para ter a vida magnífica que almeja!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo